Urgente vs Importante

Já diz o ditado: “Primeiro o mais importante”. Todo mundo sabe disso e todo mundo pensa que realmente faz o mais importante primeiro. Será?

Quando você está com um cliente ou um amigo e o telefone toca, você continua o assunto ou atende o telefone? Caso você tenha planejado passar o fim de semana com sua namorada e o seu chefe lhe peça para ir trabalhar pois precisa apresentar alguns relatórios para os sócios internacionais na segunda de manhã, o que você faria?

Em ambos os casos, muito provavelmente, você escolheria as segundas opções. E elas não são importantes, são urgentes.

As tarefas urgentes são facilmente identificáveis, pois realmente urgem à nossa frente, chamam claramente nossa atenção. Quem consegue ouvir um telefone tocar e não fazer nada?

Por pedirem desesperadamente a nossa atenção é que as coisas urgentes recebem mais de nosso tempo, ao passo que as coisas importantes “sempre” podem ser adiadas sem nenhum impacto imediato.

Sim, imediato. Porque no longo prazo, fatalmente, as coisas importantes se tornarão urgentes se não forem atentidas. Como?

Ora, é perfeitamente compreensível e aceitável que você adie sua viagem de fim de semana com a namorada para realizar algum trabalho extra que seu chefe pediu. Mas e se você adiar duas viagens? E três? Já pensou quatro? Vai chegar o dia em que sua namorada vai bater o pé o dizer: “Ou você viaja comigo neste fim de semana ou eu vou com outro!”. Pronto, virou urgente.

Quando você orienta sua vida para fazer as coisas urgentes você está fadado a viver apagando incêndio, correndo atrás do próprio rabo.

Adicionando mais complexidade ao exemplo, você precisa malhar todo dia? Não. E naquele dia de chuva? Talvez não também. Agora, se você for adiando, chegará um dia que estará com uma barriga gigante e largará o trabalho e a namorada de lado para se dedicar a malhação.

Aí malha, malha, malha e atrasa o trabalho. Pára de malhar, trabalha, trabalha, trabalha e fica mal com a namorada. Não tem fim…

O que você precisa fazer é identificar as atividades que são importantes e as que são urgentes. Vou lhe dar algumas dicas de coisas importantes: passar o fio dental, fazer exercícios regularmente e ligar para os amigos. Coisas urgentes: atender ao telefone, um cano estourado e o lixo fedendo dentro de casa.

Tente resolver as urgentes e se planejar para que as coisas urgentes não sejam uma constante na sua vida. Você se sentirá melhor.

Em um outro post darei algumas dicas sobre como classificar suas atividades e fazer o que realmente importa.

Até lá.

7 Respostas to “Urgente vs Importante”

  1. Gustavo Says:

    I ae Borg? legal o post, so precisar corrigir no 4° paragrafo a palavra “Urgem” por “Surgem”.
    até lá.

  2. bjornn Says:

    Gustavo, a palavra “Urgem” está correta sim.
    É do verbo urgir, que significa estar urgente, iminente.

    Valeu pelo comentário.

  3. mtoledo Says:

    Acho que estou indo bem. O cano lá em casa está estourado, e a casa inteira está fedendo à lixo, mas eu estou malhando todos os dias!😀

    Brincadeira, excelente post, bem sintético e informativo. Estou esperando o próximo post para distinguir o que é importante🙂

  4. Como classificar suas atividades « BB - Blog do Bjornn Says:

    […] BB – Blog do Bjornn Meu nome é Borg. Bjornn Borg. « Urgente vs Importante […]

  5. bsideias Says:

    Já aprendi.

  6. As batalhas de todos os dias « BB - Blog do Bjornn Says:

    […] nunca mais se preocupar devem ser as coisas que não são importantes para você. Talvez elas sejam urgentes ou talvez sejam importantes para outra pessoa. Só assim para você “não se […]

  7. TiT@ Says:

    Nossa pessoal q legal heim!!!!

    Bjus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: