Caro vs Barato

Muitas pessoas associam o conceito de caro ou barato ao valor de um produto. Este é um erro muito comum.

Caro ou barato refere-se à relação custo/benefício do objeto em questão, e não somente ao valor financeiro.

Você deve sempre levar em contas que vantagens estará recebendo ao optar entre um produto e outro. Cara são as coisas pela qual você pagou mais do que elas podem lhe dar em retorno. Baratas são as coisas que você pagou menos do que eleas podem lhe dar em retorno.

Caso você veja o anúncio de uma Ferrari por R$ 1.000.000,00 achará caro ou barato? Com certeza ela vale muito dinheiro, mas não podemos dizer que é cara.

Se você imaginar que ela é desenvolvida com a mais alta tecnologia existente, que cada detalhe é pensado minuciosamente e que é extremamente segura, talvez seja barata.

Mas para não deixar dúvidas, vamos dramatizar: esta mesma Ferrari, se à venda por R$ 250.000,00, com certeza é mais barata que um Vectra de R$ 70.000,00.

Embora R$ 250.000,00 seja muito dinheiro, o carro não é caro. Afinal, o desempenho é superior, o conforto é superior, a segurança é superior, o design é superior, o status é superior, logo, o preço é superior.

Se o carro fosse caro, ou seja, os benefícios não justificassem o preço, a Ferrari já teria quebrado. Mas ano após ano ela sobrevive, vendendo seu carro para os poucos que podem pagar.

A partir de agora, sempre que for vender algo, tente mostrar o valor do seu produto para os clientes, para que eles entendam a diferença entre caro e barato. Justifique o seu preço com um desempenho, estilo ou qualidade superior. Isso lhe dará o direito de cobrar mais e ainda ter um produto barato.

E da próxima vez que vir um produto com um preço alto, tente compreender o valor agregado e, só depois, dizer se é caro ou barato.

2 Respostas to “Caro vs Barato”

  1. mtoledo Says:

    Curiosamente, eu postei algo relacionado no meu post sobre o livro da Ação:

    http://duislifebox.wordpress.com/2007/04/30/acao-9-a-acao-orientada-pelos-valores/

    “Lembre-se também que o preço não é mais do que uma opinião sua de quanto vale o seu produto. O valor é a opinião da outra pessoa de quanto vale o seu produto. Se o seu preço for menor que o valor que a pessoa atribui ao seu produto, a pessoa vai fazer negócio com você e sair satisfeita. Se seu preço for maior que o valor, esqueça.”

  2. bsideias Says:

    No livro dos segredeos da mente milionária em alguma parte o autor diz uma frase parecida com isso: É melhor comprar uma coisa cara que dure do que duas baratas que acabe logo. +- assim, se alguem souber como é a frase ou a página no livro postem aqui.

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