Economizar o salário é a melhor forma de ficar rico?

Embora eu me preocupe em controlar meus gastos e faça um acompanhamento das minhas finanças, estou começando a me convencer que ninguém fica realmente rico economizando o próprio salário.

O máximo que dá para dizer, com alguma dúvida, é que você poderá ter uma aposentadoria tranquila e sem muitos sustos.

Um dia desses me peguei fazendo um planejamento financeiro, com as metas para os próximos 2 anos. Pensei que se juntasse um valor X por mês, rendendo Y, no final teria Z.

Tudo muito correto e com certeza é melhor que nada, o problema é que isso não vai me deixar verdadeiramente rico. Nem a você, provavelmente.

Vamos às contas: suponhamos que você consiga guardar R$ 500,00 por mês e que aplique em um fundo que renda 0,7% líquidos ao mês. Em 30 anos você terá acumulado R$ 814.228,76, sendo expressivos R$ 634.228,76 em juros e R$ 180.000,00(só?) em investimentos. Mas isso em 30 anos! Nesse tempo dá para alguém nascer, fazer filho e morrer!

Vamos tentar melhorar a situação imaginando economias de R$ 1.000,00 no mesmo período. Daqui a 30 anos, quando você não estiver podendo nem andar direito, terá R$ 1.628.457,52, sendo R$ 360.000,00 em depósitos e o restante em juros.

Não há dúvidas que é uma bela quantia, mas ainda assim terá que ficar contando os centavos quando estiver criando os seus filhos. Terá que ficar em apartamentos standard nos hotéis e usará um carro popular. Não é nada de extraordinário.

O que desejo, e procuro, é uma forma de ficar realmente rico. E acho que esse não é o caminho, embora eu não aconselhe ninguém a gastar mais do que ganha, lógico.

Sabe aquela história de se divertir com a pessoa errada até encontrar a certa? Acho que é o mesmo caso. Você não precisa viver na pindaíba, mas tenha consciência de que não ficará rico assim e procure outra forma. Enquanto isso você ainda vai guardando uns trocados no banco.

Se você fizer as contas, verá que se você conseguir juntar mais R$ 50,00 ou R$ 100,00 por mês não fará uma diferença drástica. Logo, até que ponto vale a pena economizar na gasolina tendo um carro popular? Ou até que ponto vale economizar usando roupas mais baratas?

De novo, não estou falando para gastar todo o seu dinheiro. Estou querendo dizer que, quando Donald Trump ficou devendo US$ 900.000.000,00 ele não se preocupou em gastar menos gasolina ou em gastar menos no almoço. Ele se preocupou em ganhar dinheiro!

É isso que eu não estou vendo no meu planejamento financeiro. Não estou vendo uma forma de ganhar dinheiro realmente, estou vendo apenas uma forma de juntar dinheiro, e vejo também o meu saldo subindo de forma linear, na mesma proporção todos os meses.

O que venho procurando há algum tempo, e ainda não encontrei, é uma forma genuína de ganhar dinheiro. Uma forma de ficar rico de verdade.

O que percebi é que não existe alavancagem no processo de geração de receitas das pessoas de classe média. Ganha 10, guarda 3, ganha 20, guarda 6, e assim vai. Imagina quanto tempo o Donald Trump levaria para chegar aos US$ 900.000.000,00?!

Sem falar que quando a sua renda depende do seu esforço e da sua presença, suas possibilidades estão limitadas às horas do dia, aos dias da semana, etc.

O que procuro é uma forma alavancada de ganhar dinheiro. Mas ainda não sei como fazer isso. Só tenho umas idéias vagas.

E você? O que tem feito para ficar rico? Concorda comigo? Tem alguma sugestão?

Deixe o seu comentário.

48 Respostas to “Economizar o salário é a melhor forma de ficar rico?”

  1. mtoledo Says:

    Não dá para fugir. Você precisa agregar muuuuito valor ao mundo, de alguma forma, para poder ter todo esse valor de volta em forma de dinheiro. Além disso, é preciso pensar que você precisa ter um cliente capaz de pagar todo esse valor de volta para você em forma de dinheiro. Não adianta você ter um continente para vender, se ninguém puder comprar.

    Para isso, só existem 3 opções que eu sou capaz de ver:

    1) Ou você é um cara muito excepcional, capaz de agregar mais valor à alguma coisa do que milhares de pessoas juntas (ex. Jogador de futebol, CEO, etc). Lembre-se que não basta ser excepcional, é preciso ter as ferramentas para encontrar os clientes também (que são aqueles que vão te dar o dinheiro em troca do valor) ex. torcedores, clientes da empresa e infra-estrutura, etc. Um CEO não ficará rico sem a infra-estrutura de uma empresa ($$).

    2) Ou você soma seu trabalho ao trabalho de outras pessoas, ganhando participação no valor que elas agregam (ex. Todas as pessoas que possuem empregados). Nesse caso, você assume os riscos do negócio, e a pessoa que trabalha te paga uma parte do trabalho dela em troca de segurança e dos meios para trabalhar. Um cara que frita hamburguer talvez não tenha como fritar hamburgers sem sua ajuda, e você cobra por essa ajuda uma parte do trabalho dele (que é a diferença do valor que ele agrega e do salário que ele recebe). Isso pode ser escalável de acordo com o seu patrimônio.

    3) Ou você cria um produto que pode ser vendido à um número imenso de clientes à um baixo custo de produção (ex. inventores, escritores, programadores, etc). Assim, como moramos em um mundo com 6 bilhões de pessoas (e crescendo), você ganha com a escala.

    Certo?

  2. Cj_silva Says:

    Olá Bjornn, já há algum tempo sou leitor do seu blog. Concordo com seus calculos, realmente não dá para ficar rico apenas economizando nas despesas. E preciso passar a ganhar mais e de forma ‘não linear’. Estou trabalhando de uma forma que visualizo grandes crescimentos financeiros pois tenho amigos e conhecidos que realmente estavam na pindaida e hoje tem um padrão de vida e principalmente um ganho muito acima da média.
    Estamos, eu e minha esposa conseguindo ampliar nossos ganhos e sair de uma situação financeira bastante complicada. Acredito que com 5 anos estaremos ricos e em 10 milionarios.
    Quem desejar saber mais me envie e-mail.

    Grato

    Celso J Silva – GO

  3. bjornn Says:

    Celso, pq você não deixa aqui uma breve descrição sobre o que vc e sua esposa têm feito para ficarem ricos?

  4. Julio Cuha Says:

    Olá, Bjornn, existem inúmeras formas de ganhar dinheiro, se for uma pessoa com diferencial pode simplesmente se destacar em sua área de atuação ou fazer como fiz, fugi a minha formação, entrei para a área de consultoria e vendas, simplesmente não me arrependo, trabalho hoje em 3 empresas simultaneamente, recebo pelas 3, em 30 dias passei de um Chevettinho para um Vectra, simplesmente por acreditar e por em prática um sonho.
    Uma das empresas que sou sócio em 33%, noutra sou associado e na terceira funcionário(Sim, gosto do trabalho, não estou aqui mais pelo Dinheiro), simplesmente profissionalmente. Recebo portanto 3 vezes! =)
    Você já está na internet, use e abuse dela… Modelo de negócios Google, crie distribua gratis, espalhe, divulgue quando surgirem necessidades VENDA.
    Minha empresa Solnix, cria Soluções, simplesmente explorando em TI uma área pouco vista pelo grandes, falta de empresas sérias e reponsaveis. Fugimos do Windows só isso já nos traz bons resultados.

    Se quiser saber mais sobre a empresa que sou associado e a forma do negócio, mande um e-mail, afinal, o segredo pode ser a alma do negócio.

    Abraços

    • aderson amaral Says:

      julio eu trabalho meio expediente passei a ganhar bem mais estou procurando uma atividade na parte da tarde, pois trabalho até as 14:00 hs mas não sei por onde começo tem alguma idéia p me dar agradeço a atenção.

  5. Cunhada Says:

    Meu Deus! Que viagem loca é essa. E o pior: tem mais psicopatas raciocinando junto com vc..
    É melhor assaltar um banco ou entrar pra política..Simples assim.
    E pára de viajar senão vc vai ficar doido.

  6. eny Says:

    nao vou me considerar com um pouco de inteligencia se nao conquistar a minha sonhada independencia financeira. obrigado amigos

  7. eny Says:

    ok. eu desejo informacoes de pessoas que ficaram bem financeiramente e como. obrigado.

  8. guilherme Says:

    oi bjornn, realmente concordo com vc, naum da pra ficar rico somente com as sobras do salario…..mas entao como as pessoas ficam ricas(interrogacao), bem, primeiramente o mais importante nao eh o valor q sobra do salario, pois esse valor nunca eh muito significativo, o principal eh reinvestir as economias de forma inteligente. O que eu quero dizer com “forma inteligente” eh, aplicar as economias de forma rentavel. mas ai surge um problema, como investir o dinheiro de forma rentavel; um fundo de renda fixa esta longe de ser uma dessas aplicacoes de que eu estou falando, por isso vou citar alguns exemplos. Uma loja por exemplo poderia ser uma boa forma de aplicar as economias, pois alem de trazer um bom rendimento sobre o capital aplicado, contem em si um bom potencial de crecimento, o que pode gerar mais lucro ainda, outra forma de aplicar as economias de forma inteligente seria aplicar em acoes; vc deve achar que estou falando besteira e deve estar ce perguntando, como um pessoa como eu que sou leigo em economia poderia investir em acoes, e aqui vem a resposta: procure se informar. Nesse momento, com certeza voce deve estar com outra pergunta na cabeca que nao quer calar: comercio, acoes, etc.. mais isso num eh muito arriscado, e se eu perder todo meu capital investido, e aqui vem outra resposta: O risco faz parte do universo daqueles que pretendem ficar ricos, e cabe a vc administra-los de forma inteligente para que os lucros possam fluir de forma eficaz. ps: gostei muito da sua pergunta, e se vc quizer conversar mais sobre o assunto, meu e-mail esta disponivel.

    • ÍTALO Says:

      Com relação a investir em um negocio, aconcelho a quem se
      interessar por essa proposta que invista em algo que conheça de
      verdade. Investir em um comercio que esta na moda como lan house é
      arriscado, quando não se tem o dominio necessário sobre imformática.
      O lucro pode não ser tão satisfatório, tendo em vista o número de lan houses existentes no bairro. Procurem investir em novidade.

  9. bjornn Says:

    Guilherme,

    Acho que vc mandou muito bem. Também acho que um negócio próprio é a forma mais rentável/promissora de alavancar suas finanças. E também a mais arriscada.

    Deixe mais comentários neste artigo ou em outros, para compartilhar suas idéias com o resto do pessoal.

    Abraço.

  10. Os Segredos da Independência Financeira Says:

    Ola amigo, muito bom artigo, parabéns. Gostaria que desse uma olhada em meu livro “Os Segredos da Independência Financeira”. Caso você tenha interesse em adquirir o mesmo, entre em contato comigo pois tenho uma proposta para o Senhor. Muito obrigado!

  11. Márcio Felipe Says:

    Olá amigos,

    Acredito que para ficar realmente rico é necessário investir, seja montando um negócio, um investimento imobiliário ou em ações. Mas muita gente acredita nisso e sempre diz que precisa de dinheiro para ganhar dinheiro, por isso continuam na mesma e assim ficarão.
    Para o capital inicial eu vejo duas opções: empréstimo (melhor para negócios próprios) ou aumento de renda com redução de despesa. É lógico que um sacrifício inicial você precisa fazer. No meu caso eu fico com a 2a opção, pois tenho mais afinidade com outros tipos de investimentos.
    Então, todo mês eu guardo um pouco do que ganho. Tem que ter disciplina! Hoje eu tenho um capital para investir que nunca pensei que podia conseguir antes!
    Enfim, acho que o início de qualquer planejamento deve ser a organização das suas despesas e rendas (finanças pessoais), saber para onde o dinheiro vai é importantíssimo. Atualmente eu estou testando o site http://www.smoney.eu/pt para registro dos meus gastos. No fim do mês vc vê que gastou demais com algumas coisas desnecessárias!
    Tudo que poupo invisto em algum lugar. Depois que vc investe pela 1a vez vc quer aprender mais, afinal seu dinheiro está lá e vc não quer perder. Daí vc estuda e fica melhor ainda no assunto… e por aí vai… isso é o que acontece comigo.
    Espero ajudar com minhas opniões…

  12. denny brasil Says:

    ficar rico,eis a pergunta que todoS gostariam de poder responde-LA…
    MAS NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM,FORMULAS,SIMPATIAS,NADA DISSO FUNCIONA,MAS O QUE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA,É A PERSISTÊNCIA ,OUSADIA E A CRENÇA DE CHEGAR LÁ.
    ESTA É A VERDADEIRA FORMULA DE UMA PESSOA DE SUCESSO.
    ESTOU NESTA JORNADA E SEI QUE EM 2008,TENHO QUE REALIZAR E ATUALIZAR MEUS PROJETOS.POIS TEMPO É OURO REFINADO HOJE EM DIA.ENTÃO NÃO VAMOS PERDER TEMPO..MÃOS Á OBRA…FOCO,FORÇA E CRENÇA…VAMOS LÁ….

  13. Jaime Pereira da Silva Says:

    Ficar rico isso eu não sei, mas conseguir o suficiente para ter tranquilidade, não é muito dificil.
    Saber qual a necessidade real de gastos (sem supérfluos)
    Saber a % de descontos obrigatórios (o que você não pode contar como recebido) levantamento de pelo menos 5 meses.
    Fazer equivalente a 3 salarios de emprestimo para pagar no minimo prazo e aplicá-lo. Como única maneira de ter dinheiro na mão para investir ou comprar bens valorizáveis. (negociar)
    Fazer controle de orçamento e aprender a trabalhar com dinheiro do banco (debito automático, agendamento de pgto e não atrasar contas.
    Melhorar sua posição social (estudando, desenvolvendo habilidades e conhecimento) alguns preferem apelar. Não aconelho.

    Um abraço.

  14. Marcelo Says:

    Por exemplo se você aplicar R$ 1000,00 no banco por 15 anos a 1% ao mês tem como?? deixando correr o juros e retirando a quantia depois desses 15 anos.

  15. bjornn Says:

    Vc quer aplicar R$ 1000 uma vez só e deixar render? Se fizer isso vc terá quase R$ 6.000 daqui a 15 anos. Não vai ajudar muito.

    Mas se vc conseguir economizar R$ 1000 por mês, daí vc terá mais de R$ 504 mil após 15 anos. Com isso você poderá resgatar por volta de R$ 5000 por mês só como juros, preservando o capital.

  16. NIVIO Says:

    comecei poupar 500reais ao mês,comecei em março em quanto tempo vc calcula que terei 60000reais que é a minha meta

    • bjornn Says:

      Caso você consiga uma aplicação que renda em torno de 0,7% ao mês, você terá R$ 62.829,19 em 90 meses, ou 7,5 anos.
      Desse total, R$ 45 mil sairão do bolso e restante será ganho de juros.

  17. Osvaldo Vaz Says:

    Na verdade este assunto é extremamente delicado e varia de circunstância a circuinstância. O certo é que, nem mesmo recebendo bem conseguiremos economizar e juntar algum ao ponto de nos tornarmos ricos neste mundo quase que completamente capitalista e em constante evolução.
    Por exemplo:
    A planificação que faço para dois anos subsequentes, por mais que seja elaborada com um coeficiente de segurança referente a oscilações das despezas básicas, acaba sendo praticamente desfeito por diversas razões que não podemos parametriza-las, sobretudo porque o mundo está estático e a dinâmica emprendida muita das vezes baralha o planificado em cerca de 60%.
    Mais não disse, aguardo outro forum.

    Cumptos,

    Osvaldo Vaz

  18. Rodrigo Marques Says:

    Ficar rico é como ir do Brasil ao Japão. Você pode escolher como deseja chegar lá: se caminhando ou de avião a jato. Quanto de tecnologia você precisa para ir a pé? E de avião? Ficar rico é simples mas não é fácil. Crie um sistema… Bill Gates criou o dele… Pense em R$ 1 se multiplicando infinitamente. Nem precisa de tanto dinheiro para ficar rico,nem mesmo de muito risco, basta saber o que está fazendo!
    Estude… aprimore a sua mente e domine os seus pensamentos… assim encontrará o seu próprio caminho para a riqueza infinita.

    Conheçam o livro: Educação Financeira – O Caminho para o Primeiro Milhão – Rodrigo Marques.

    Obrigado.

  19. TONHE DE NUNUM Says:

    Vou começar com uma frase manjadíssima: O dinheiro é importante mas não é tudo. É claro que apenas economizando o salário não dá pra ficar rico. Mas certamente dá pra termos uma vida bem mais confortável. Essa busca incessante pelo ter, o apego desmedido aos bens materiais, pra que tudo isso? Aprenda a viver dentro da sua realidade orçamentária, faça economia para melhorar a sua qualidade de vida, mas não precisa ficar obssecado por riqueza. Assim vc fica velho, morre e não aproveita as coisas boas davida.

  20. paulo Says:

    na atual situaçao do nosso pais muito dificil juntar ou economisar dinheiro, mais ainda acho que o melhor caminho e fazer muito esforço para juntar algum trocado, pois no futuro e essencial para sobreviver sem sofrimento na velhice.

  21. paulo Says:

    quem pode me dar umas dicas boas e sustentavel de como economisar.

  22. alisson Says:

    em primeiro lugar nao ficquei rico ainda mas comecei em 2002 comprando lotes baratos tenho 4 hoje que valem quase o tipulo talvez sera minha maneira de ficar rico ou a sua.quem sabe?boa sorte

  23. Claudio Says:

    Acredito que a politica possa ser um bom caminha para se ficar milionário.
    Não como candidato, mas como articulador politico (lobista). Existem diversos lobistas em Brasilia que prestam acessoria a empresas e procuram auxiliares que trabalhem para eles sob comissão. O segrado aqui é apreender o ofício e com politica e educação se emancipar, pois do conträrio vc fica “queimado”(má reputação) e não consegue clientes.

    Outra excelente forma de ficar milionário é agregando valor a um produto de forma a este produto se tornar globalizado. Ex. Banana em forma de purê, paga-se na cotação atual 2 centavos o quilo da banana verde ao produtor e após o produto pronto (madurado em estufas, feita a pasta, adicionado o conservante e envasado = custo final de 40 centavos de real o quilo ) vende-se a Europa a 1 euro o quilo ou ao mercado Americano a 2 doláres. O segredo é dominar o mercado de exportação. Somente uma empresa do Brasil faz isso. ( Duas Rodas industrial – Jaraguá do Sul -SC)
    Explore o caju e principalmente o açai dentro deste mesmo processo)

    Crie empresas que trabalhem em parceria com o poder público. Pois hj o setor público é deficiente em administração. Se arrecada muito e se distribui mal e erroneamente.Ex. Convença médicos a investirem em um hospital particular, após isso faça parceria com empresas de construção civil e por último convênios com planos de saúde e estado. O segredo aqui é tornar todos sócios (médicos e construtoras) sob uma empresa de administração clara e eficiente. E o melhor vc entra de sócio sem ter gasto um único centavo. Pois médicos e empreiteiras de forma geral são péssimos administradores. Tambêm funcionaria com segurança privada e cadeias e escolas particulares. Pois as leis Brasileiras asseguram aos seus habitantes segurança, saúde e educação e permitem ao estado fazer convênios com empresas particulares para tais serviços.

    Sempre onde a dificuldades há opurtunidades.

    Grandes problemas futuros (10 a 30 anos): Trânsito inviavel em cidades de médio e grande porte, Previdência privada não terá como cumprir seus compromissos atuais. Saúde, pois o Estado como um todo tem seus hospitais sucateados e obsoletos.

    Ou seja o Brasil é um terreno fértil. No mês passado o presidente da nestlé perguntou em sua palestra anual a investidores da empresa que representa no exterior onde seria o melhor lugar para se investir, quase todos foram unanimes em afirmar que seria no Brasil.

    Ou seja, Saia dessa cadeira, aprenda inglês fluentemente e mostre aos investidores as vantagens e lucratividades que vc pode proporcionar a eles. O segredo aqui é ter uma boa rede de contatos internacionais.

    Claudio.

    Ps: Tudo que falei foi com conhecimento de causa e muitas dessas idéias estou implantando, tem dado excelentes resultados. Hj tenho 34 anos e acredito que em mais alguns meses posso me aposentar.

  24. Ricardo Pontes Says:

    Cara, hoje em dia todas as pessoas se preocupam em ter prazer imediato com o dinheiro que ganha, não se preocupa com o dia de amanhan e pensa que irá demorar muito, posso te falar uma coisa de que tenho certeza, todas as pessoas que ficaram ricas, tiveram uma motivação pra jujntar dinheiro, economizar para um dia podr chegar onde chegou, Eu li um livro que foi o melhor da minha vida e sera enquanto eu viver, isso tenho certeza, o autor do livro trata a nossa mente como arquivos de riquezas que nos temos em nossa cabeça. Todo o modelo de dinheiro que você tem na sua cabeça é um trabalho que vc teve em toda a sua vida de absorver idéias sobre dinheiro, pra você ficar milionario, vc tem que tirar esses arquivos antigos sobre dinheiro que vc tem na sua cabeça e colocar novos arquivos, (que são o modelo de Pessoas riocas, bem sucedidas) O modo como eçles pensam, isso vc encontra neste livro que se vc ler com certeza mudara sua vida para sempre, te garantoque o resultado é 100%. O nome do livro é “O segredo da mente milionária” Autor: T Harv Eker.Não se esqueça de primeiramente procurar uma pessoa que com certeza quer te ajudar a ser bem sucedido não só fionanceiramente mas em todas as areas de sua vida, area familiar financeira, espiritual, esta pessoa é o Sr Jesus. Procure orientação na palavra de Deus, e vc vai ver com certeza tudo mudara, afinal não adianta vc Comprar o mundo enquanto vc viver, porém temos também que nos preocupar com a nossa vida eterna a salvação de nossa alma, e isso só conseguimos com Jesus Cristo, não só isso que veio nos ajudar, mas também para que sejamos sucedidos em todas as areas de nossas vidas, Abraços, Fica com Deus. E lembre-se Deus pode te fazer uma benção muito grande, basta vc querer.

  25. Giil Says:

    moro em frente uma lagoa linda nela ta tendo um projeto de melhoria vou colocar um restaurante pois minha familia cozinha muito bem e vou ficar rico rsrsrs espero rsrsrs

  26. foreverpassofundo Says:

    Olá pessoal, eu e meu esposo tb estamos com este objetivo, e em poucos meses conseguimos ótimos resultados, ele tem emprego fixo e eu também, porém com nossa renda de salário jamais conseguiremos realizar nossos sonhos, apenas ajudamos a realizar o sonho dos outros, então começamos nosso próprio negócio e o resultado veio rápido, nossa dedicação e o foco são essencias. Continuamos em nossos trabalhos e agregamos uma renda extra, em dois anos esperamos entar para o time dos ricos, já passo um ano e posso garantir que estamos no caminho certo, se alguém quer mais informaçãoes entre em contato comigo: nercilei@hotmail.com

  27. Gerson Says:

    Excelente texto, estava eu navegando pela net procurando depoimentos de pessoas que tiveram sucesso financeiro economizando….e o seu texto condiz exatamente com o que eu estava pensando, que um assalariado médio (que ganhe entre 2 e 8mil) até pode ficar rico em 20, 30 anos…gastando muiiito pouco (leia-se tendo uma vida simples) durante esse tempo todo….e essa não me parece realmente uma alternativa, digamos, empolgante….Não sou nenhum ganancioso desesperado para ficar milionário….eu conseguiria viver da forma que vivo hoje pelo resto da vida, sem problemas….meus pais tiveram muito menos condições do que eu e meus irmãos e nem por isso fomos infelizes…..Mas como você tenho pensando em maneiras de fazer com que minha renda aumente acima daquilo que consigo transformar em riqueza pelo trabalho assalariado…Nesse ponto uma conclusão a que cheguei é que o caminho mais rápido para alguém dar um salto em termos de riqueza é o empreendedorismo, mas como muitos já disseram, isso não é para todos (nem todos toleram os riscos envolvidos ou simplesmente não tem aptidão para gerir um negócio ou criatividade para criar um produto/serviço com o necessário valor agregado, sendo eu um desses). Dou meus parabéns aqueles que conseguiram ter sucesso através de negócios próprios. Uma outra possibilidade seria sendo sócio desses empreendedores (os maiores deles obviamente) através da compra de ações de suas empresas…O nível de risco é menor do que o de um negócio próprio e ter retornos excepcionais também é bem mais difícil, mas no momento é o que eu me vejo em condições de fazer….Talvez conseguindo ganhos de 2% ao mês ao invés de 0,7% como em sua simulação, pelo menos se consiga encurtar o prazo para ter uma poupança mais gordinha….é o que eu tento fazer…com dificuldade e assumindo os riscos….e enquanto faço isso vou pensando em formas de incrementar a renda…Mas ainda vejo trabalhos assalariados que tornam uma pessoa rica (pelo menos no meu ponto de vista) Ex. Carreiras publicas com remuneracoes acima de 15 mil (ha varias)….

  28. Marina Says:

    Ficar rico, depende de sorte. Voce pode ser um genio, um inventor, um bom administrador e nao ficar rico. Voce pode nao estudar, ser um ignorante, sem talento e conseguir ficar rico. Depende da sorte. Que quero dizer com sorte? Conheço gente que estudou, inteligentissima em empregos de baixo salario, porque ninguem deu oportunidade de um emprego bom, voce depende de alguem contratar. Conheço gente que abriu negocios promissores, fez tudo certo, mas simplesmente nao apareceu clientes, faliu. Conheço gente que nunca fez nada, veio um parente e disse: vou abrir um negocio pra vc e pimba, a pessoa ficou rica. Voce pode ter mil talentos, ficar rico depende de oportunidade, e isso depende muito de sorte.

  29. Paulo Says:

    gostei muito do seu texto! parabéns! E OS COMEntários foram bastantes construtivos também, em especial o do CLAUDIO

  30. GERSON Says:

    JOGADO NA MEGA SENA SENA MAS ATÉ HOJE NUNCA GANHEI NADA”

  31. D. Ferreira Says:

    Algumas coisas interessantes , outras nem tanto … , pós bem minha opnião :
    Como já foi dito , redito e acho que todo mundo já entendeu a probabilidade de alguem ficar rico economizando alguma porcentagem do sálario é quase que nula ( o que seria seguro era simplesmente uma velhice confortável ) .

    Avaliar o mercado de ações para uma pessoa leiga no assunto , seria um polco tanto complicado , tanto pelos ”falcões” quanto a instabilidade do mercado financeiro , mas para quem tem alguma noção de como tudo funciona seria uma boa pedida .
    ( o cambio de moeda , a compra de porcentagens de empresas , exportação , etc )

    Sempre achei que o mercado imobiliário ( me refiro aos alugados/vendas ) sempre foram uma ótima estratégia de juntar dinheiro sem o menor esforço , por que se formos parar pra analisar em alguma estados e cidades ( como a minha – Angra dos Reis/RJ ) não se cobra IPTU , acho um ponto positivo para quem sabe disso e tem capital para envestir em loteamento e construções e residencias .

    O que eu tenho em mente para ter uma qualidade de vida superior a que eu tenho , e quem sabe ficar rico é o seguinte :

    Envestir em coisas que não tenham um custo tão alto e que o lucro seja bastante superior ao investimento tais como : casas ( alugadas/vender ) , lojas com temas polco conheçidos em sua cidade ( o Essencial para um empreendedor , em qualquer escala , é saber faser uma analise critica do que está sendo necessitado no mercado e suprir essas ”necessidades” )

    Pórem dentro da minha realidade acho que estou bem servido , fasso o curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS ( exclusivamente para ser contador ) e minha namorada ( futura exposa se deus quiser ) faz curso de direito ( pra ser advogada ) , então ficaria muito fácil para nós abrir uma empresa ou algo assim , por que por sí só polpariamos 2 profissionais ( bastante carentes no mercado de trabalho ) em nossa(as) empresa(as) .

    Só para deichar um ultimo parecer gostaria de mostrar como ”pequenas” coisas podem ajudarem na conquista do sonho de ficar rico :

    A 2 anos comprei um terreno ( perdão não me lembro a mentragem no momento ) , 3 ruas atraz de uma pequena metalurgica e de um grande supermercado aqui na minha cidade , peguei um emprestimo no banco de r$ 40.000,00 no banco , contrui um estacionamento nesse terreno com 300 lugares ( 2 andares de estacionamento – 150 em cada andar ) ,
    eu cobro r$ 5,00 por dia ( isso mesmo amigos por dia – 07:00 as 18:00
    então fassamos as contas :

    300.5 (do dia) = r$ 1,500

    r$ 1,500 . 30(dias ao mês) = r$45,000

    Estou no primeiro ano da faculdade , numca mechi no dinheiro dos estacionamentos entao : 4 anos da faculdade ( 48 meses ) , 48 ( meses ) X 45,000 ( mil por mês ) = 2.160,000

    Fé , trabalho , Força e Acima de tudo pasciencia para todos … Abraços .

  32. Helam Zampier Says:

    Sugiro que leia o livro “os segredos da mente milionária”. Lá vc vai ver maneiras de como enriquecer. Além disso, aborda assuntos de que na verdade, nossa falta de prosperidade é a nossa cara. Ou seja, vc é o seu investimento, se vai mal, é pq normalmente estamos programados para ser dessa forma. Creio que com esse livro, vc (e eu tb) poderá crescer muito mais no que diz respeito a finanças. abrçs

  33. edvaldo dias meira da silva Says:

    gostaria de mais informações.

  34. edvaldomeira Says:

    como economizar o salario do mes

  35. armando Says:

    poupando cem reais mensalmente. quanto vou ter em 7 anos?

  36. renilda silva Says:

    economizar,é a melhor forma de juntar dinheiro,depois devolva o Dízimos a uma igreja evangélica ou católica,que é bíblico10%do seu salário.ai amiquinhos vcs vão ver as coisas pra vcs prosperarem,façam isso,espero que ajudei abraços.

Deixe uma resposta

