PAI Rico, PAI Pobre – Introdução

ISBN: 853520623X
Editora: Campus
Autor: Robert T. Kiyosaki / Sharon L. Lechter

Clique aqui e compare os preços deste livro

Este livro trata de desmitificar a idéia de que notas altas e boa formação bastam para garantir o sucesso de alguém. O autor mostra que a formação pode sim ajudar a pessoa em sua vida, mas mostra também que as pessoas saem da escola sem nenhum conhecimento financeiro, o que as leva a ter dificuldades neste campo por toda a vida.

O autor cita o caso de várias pessoas, entre elas gerentes de bancos e contadores, que se confundem ao analisar fundamentos básicos, e que, mesmo sabendo a diferença entre um ativo e um passivo, insistem e te aconselhar de forma errada. Mas eles não fazem isso por maldade. Afinal, eles também tomam as mesmas decisões erradas em suas próprias vidas.

Segundo o autor isso acontece pois o sistema de ensino atual está obsoleto. Isso inclui escola, como entidade, e também os conselhos que recebemos ou damos para as outras pessoas.

Embora o mundo tenha mudado muito nos últimos anos, os conselhos financeiros ainda são os mesmos: “Estude, forme-se e consiga um bom emprego”, “Você precisa passar em um concurso público ou entrar em uma multinacional”, e outros nesta linha.

O fato é a grande maioria das pessoas seguem e propagam estes conselhos. E é por isso que a grande maioria das pessoas não são ricas. Pior, a grande maioria das pessoas vivem em guerra com o dinheiro.

Isso acontece pois nossos pais (e nós também, atualmente) são avessos à riscos. Como eles não aprenderam a investir eles também não nos ensinam. Afinal, eles cresceram ouvindo os pais deles dizer as mesmas coisas. Nós, assim como os nossos pais, crescemos analfabetos financeiros.

Pode até parecer uma boa idéia se formar e conseguir um emprego estável, mas se olharmos por outro ângulo as coisas não são tão belas assim: Você prefere controlar o seu destino ou entregá-lo a alguém? Você pretende depender da previdência para se aposentar? Você prefere ser instruído ou contratar instruídos?

Não é que você não deva se formar ou se qualificar. Você deve fazer isso, mas para o seu crescimento pessoal. Não faça isso pensando em dinheiro ou em emprego. Faça porque você quer aprender algo ou se especializar. Ponto.

As pessoas mais ricas do mundo não têm, e quando muito começaram, curso superior. Podemos citar o CEO da Apple, Steve Jobs ou o fundador das Casas Bahia, Samuel Kein. Se você procurar irá descobrir que a formação não tem um papel decisivo neste ponto.

O problema, na visão do autor, está no fato que você cresce ouvindo estes conselhos, estuda, tira boas notas e se forma. Começa a ganhar algum dinheiro e pode ter um pouco mais de liberdade.

Você começar a morar sozinho e se divertir um pouco mais. Viaja, sai para baladas e conheçe alguém. Vocês começam a namorar e se casam.

No início os dois salários parecem uma bêncão, mas vocês resolvem ter filhos. Com os filhos, você notam a necessidade de comprar uma casa. E fazem um financiamento.

Para pagar o financiamento e a escola dos filhos, vocês se especializam e se tornam melhores funcionários do que já eram. Trabalham mais ou trabalham em outros empregos.

E assim a vida vai, até que seus filhos se formam. E aí eles começam a viver a mesmas história.

Este é o padrão da corrida dos ratos. É quando você corre, corre e não sai do lugar!

Neste livro o autor vai mostrar as razões pelas quais as pessoas, inconscientemente fazem escolhas que as levam a ficar eternamente na corrida dos ratos.

Você verá também que as pessoas que lhe dão os “sábios” conselhos financeiros não possuem uma situação muito melhor que a sua.

Por falar nisso, você já viu algum gerente de banco que seja rico?

Clique aqui e compare os preços deste livro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: